Translate

Disputa por fieis movimenta importante avenida de Mauá, no ABCD paulista

por Johnny Bernardo*

Parte de uma análise da presença evangélica no ABCD paulista, Mauá representa um quadro interessante pelo o fato de que possui todos os elementos típicos de um município multirreligioso. Fatores socioeconômicos diferenciam Mauá de outras cidades da Região, como São Caetano do Sul (SCS). Diferente de Mauá, a população de SCS é composta em sua maioria por católicos (76,3%), contra 5% de evangélicos pentecostais. Há poucas igrejas pentecostais e neopentecostais no município, sendo restritas aos bairros periféricos e região central. Mauá, por outro lado, de cidade de maioria católica – pelo menos até 1960 – em pouco tempo passou a ser base de vários segmentos evangélicos. Um trecho situado entre os números 3544 e 4143, da Avenida Barão de Mauá, exemplifica a disputa.

Base dos peregrinos católicos dos bairros adjacentes, a Paróquia (matriz) São João Batista (PSJB) aos poucos viu sua influência e monopólio regional ser desafiado pelo estabelecimento de igrejas pentecostais e neopentecostais em seu em torno, a exemplo de denominações como a Assembleia de Deus Brasileira, Igreja Cristã Jerusalém, Igreja Batista Água Viva, Comunidade Evangélica Vaso Novo, Internacional da Graça de Deus, Universal do Reino de Deus, e, desde o começo de 2014, a PSJB viu chegar às suas portas a Igreja Mundial do Poder de Deus. Instalada em um amplo galpão, a IMPD passou a disputar palmo a palmo os moradores da Região, antes de maioria católica. Dirigida por um padre venezuelano, há alguns anos a PSJB aderiu ao movimento carismático, substituindo a missa tradicional por cerimônias “participativas", segundo o modelo. 

Além da adesão ao movimento carismático, a PSJB passou a investir em encontros de jovens – semelhante às igrejas em células -, abertura de núcleos de evangelismo e catequese, ampliação de comunidades e, destoando de todas as igrejas católicas (âncoras) da cidade, passou a investir em sistemas de marketing, principalmente com a instalação de um painel sobre a entrada principal, que diariamente anuncia horários das missas, veicula trechos de preces etc. Ao todo existem sete capelas submetidas diretamente à PSJB, situadas em bairros próximos, como Jardim Itapeva, Esperança, Adelina, Feital, Hèlida e Sítio Boa Vista. Apesar das iniciativas, a paróquia perde cada vez mais adeptos para igrejas evangélicas situadas no eixo Barão de Mauá, além de ter de rivalizar com inúmeras outras denominações presentes no interior dos bairros, sendo as Assembleias de Deus as de maior predominância na área, seguida pela Congregação Cristã no Brasil.

O trecho que compreende os números 3544 e 4143, da Avenida Barão de Mauá, representa apenas parte da realidade municipal, de avanço de denominações evangélicas. Prova da superioridade numérica, há vinte e quatro igrejas evangélicas em toda a extensão da avenida – sendo quatro igrejas batistas, uma presbiteriana, três ADs, uma CCB, duas IPDAs, cinco comunidades, uma Igreja Bola de Neve, duas IURDs, duas IIGDs e duas IMPDs – contra apenas duas igrejas católicas, sendo a primeira localizada no centro – Paróquia São Judas – de menor expressão, e a Paróquia São João Batista. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, há 210.078 católicos no município (51,33%), contra 132.638 (31,80%) de evangélicos. O número de católicos praticantes é inferior ao número de evangélicos praticantes, sendo uma realidade do Grande ABCD e de todo o País.

________________________

* é jornalista, pesquisador da religiosidade brasileira e das relações entre religião e sociedade, colunista do Gnotícias e do Núcleo Apologético de Pesquisas e Ensino Cristão (NAPEC)

Contato: pesquisasreligiosas@gmail.com